Experiências

Aqui a criança entende a escola como espaço de alegria, criação, descobertas e bem viver. Cada menino ou menina busca novas formas de saber, desenvolvendo o seu processo de autonomia e autoconhecimento. É autor de suas próprias estratégias na busca de melhorar o espaço onde vive. Levanta hipóteses e confronta-as. Experimenta e faz tentativas em diferentes contextos, desenvolvendo espírito crítico, capacidade de conviver com as diferenças, dividir espaços coletivos, de forma justa e cooperativa e feliz.

Fazendo Arte

Promove o envolvimento artístico, cultural e social para a fruição, o protagonismo, a criatividade e a sensibilidade humana. Ensina que é possível mudar modelos e referências em busca de um mundo melhor e mais bonito.

fazendo arte.jpg

Leitura Compartilhada

Professor e aluno leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido. Criam condições para que as estratégias de atribuição de sentido sejam explicitadas pelos diferentes leitores, promovendo o intercâmbio de ideias sobre o que foi lido.

historias comparitlhadas.jpg
IMG_7590-1200x800.jpg

Botica Botânica

Nesse projeto, as crianças pesquisam e selecionam as espécies a serem cultivadas e identificam corretamente as plantas. Implementam uma horta medicinal, produção de temperos e outras plantas para o tratamento de doenças mais comuns e que podem ser usadas na culinária.

IMG_9015-1200x800.jpg

Brinquedos e Brincadeira

A brincadeira faz parte da vida, desenvolve inteligências e estimula e exercita a autonomia. Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.

Vale como Pesa

Fazer matemática = viver.  Mais do que chegar ao resultado correto, é investigar e explorar diferentes possibilidades, criar modelos e planejar percursos. Na Aldeia a prática da matemática está presente em diversas experiências.

IMG_9674-1200x800.jpg

"Minha tribo sou eu?”

A investigação e a pluralidade de possíveis caminhos tornam o conhecimento de si mesmo objeto de muito interesse e curiosidade das crianças. Aqui elas aprendem a constituir-se como sujeito singular na relação com o outro e com os saberes humanos, num ambiente interativo, prazeroso, desafiador e imaginativo.

IMG_7745-1-1200x800.jpg