O que é a Imersão?
A imersão é para os alunos do 2° ao 5° Ano, acontece toda quinta-feira e traz a oportunidade de mergulho no universo da Aldeia. O olhar criativo, a inteligência, o corpo e as sensibilidades direcionadas no caminho da complexidade e da transdisciplinaridade para o encontro da integralidade do ser e de estar no mundo.
Horta, Pomar e Jardim
As crianças aprendem os segredos do solo, das floradas e dos frutos. Descobrem na espera, as possibilidades de cores, sabores, saúde e beleza. São responsáveis pelos cuidados e particularidades de cada ser vivo. Atentos ao currículo narrativo das plantas, aprendem a cultivar o olhar paciente e atento. O espaço lhes abre o saber através da experiência, para que também observem o ciclo de vida através da interação dos insetos, aves, anelídeos e aracnídeos. No mais, vivem o amor na generosidade com que a natureza lhes abraça.
Afinação do mundo
Nas aulas de música e Coral, as crianças trabalham o ritmo, a entonação e a percepção das diferentes possibilidades de som em um processo de conhecimento e reconhecimento da música enquanto produção humana. É uma forma de pensamento, de conhecimento e de encontro com a beleza.
Tabuleiro em Preto e Branco
O xadrez é um esporte que desenvolve o raciocínio lógico e abstrato, a capacidade analítica, a criatividade para resolver problemas, estratégias e a habilidade para tomar decisões. O benefício desse jogo não é apenas de caráter cognitivo. Aprender a ganhar ou perder, respeitar o adversário e as regras são aspectos emocionais trabalhados dentro das aulas, ampliando o senso crítico da criança. A parte social da vida do estudante também é desenvolvida, já que cria novas amizades em um ambiente de aprendizado diferente e criativo.
Percussão e Construção de Instrumenos
A atividade explora a beleza de timbres e sonoridades com o lixo e a sucata, pesquisando e relendo ritmos brasileiros e latino-americanos, com influências da música de tempos e espaços diversos. Os alunos são convidados a comporem música e produzirem instrumentos. São instigando a ouvirem a realidade social, histórica e humana por meio de um discurso artístico e pedagógico que questiona e propõe ações transformadoras.